quarta-feira, 3 de agosto de 2016

As novas tecnologias ajudam no aprendizado dos jovens?

Guardiões da Floresta une biologia e matemática
(Foto: Divulgação/Comunidades Virtuais)



Se por um lado é impensável ignorar a importância da tecnologia na vida de jovens do mundo inteiro, por outro o uso dessa tecnologia na sala de aula ainda gera grandes debates entre educadores e acadêmicos. Não há consenso sobre o assunto, e muitos estudos ainda não encontraram correlações diretas entre uso da tecnologia e melhor aprendizado.
Conflitos Globais: lições de história, geografia e
religião (Divulgação/Serious Games Interactive)


Mas acredita-se que se internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas forem usadas para estimular a imaginação dos alunos e amparar o trabalho do professor, com objetivos claros, podem ter impactos positivos não apenas nas notas, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes.
Os games são uma das maiores tendencias para o desenvolvimento da educação dos jovens atualmente. Por meio de jogos eletrônicos, os estudantes são estimulados a “pensar fora da caixa”, ou seja, a procurar soluções fora do usual para problemas apresentados a eles.
Apesar de pesquisadores concordarem cada vez mais que games podem ser usados de forma educativa, esse recurso ainda é pouco explorado em sala de aula. A pouca familiaridade dos educadores – especialmente os mais velhos – com essa tecnologia pode explicar por que ela ainda está distante de muitos estudantes.
RPG em 3D leva o jogador para a Revolução
Francesa (Divulgação/Comunidades Virtuais)


Videogames educativos, desenvolvidos para serem usados em sala de aula, podem diminuir essa estranheza dos professores. Os games educativos têm a vantagem de estarem prontos para serem usados em aula. Não há segredos para seu uso, etretando quando a aula acaba, dificlmente o aluno continuará jogando em casa, por isso é necessario que se utilize os jogos convencionais também em sala. Por se utilizar de ferramentas lúdicas, os games podem tornar os estudos menos chatos.Em geral, os games funcionam premiando o aluno ao acertar. Portanto, se ele fizer um cálculo correto, será premiado e associará a resposta certa à sensação de prazer.

No game Conflitos Globais, o jogador assume o papel de um jornalista que viaja por zonas de guerra e aprende sobre história, geografia e religião (Foto: Divulgação/Serious Games Interactive)



3 comentários:

  1. Os videojogos tem possibilidades de gerar aprendizagem, a relação entre o lúdico e o aprendizagem é evidente, mas as vezes quando falam de videojogo educativo, é como falar de videojogo "chato" as intencionalidades formativas tem que estar presentes mas não evidentes, sim alterar a ração de ser do jogo: entretenimento, o Prof. Edvaldo Couto da UFBA recentemente participou de possibilidades de uso das tecnologías atuais na educação um exemplo interessante de uso que não precisa de muita preparação foram desafios educativos com 24 horas de duração no Snapchat.

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  2. O Game não é apenas interessante porque o aluno recebe recompensa. Muitos jogos geram muita frustração porque o jogador precisa aprender a "manha" para poder superar uma etapa do jogo, desenvolver um golpe ou atingir qualquer outro objetivo. Mesmo com essa possibilidade de frustração ele não desiste do jogo. Os Games trazem muitas possibilidades de aprendizado, criação de hipóteses, desenvolvimento de estratégias, planejamento, construção de maneiras de aprender, etc. Temos que estudar e compreender esses processos. Grupo de professora Lynn Alves possui muitas publicações.

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